VATICANO, 23 Fev. 13 (ACI) .- Ao concluir hoje os Exercícios Espirituais da Cúria Romana, cujo tema foi “Arte de acreditar, arte de orar”, o Papa Bento XVI assegurou que “acreditar não é outra coisa que, na escuridão do mundo, tocar a mão de Deus, e assim, em silêncio, escutar a Palavra, perceber o Amor”.

O Santo Padre agradeceu ao pregador dos exercícios, o Presidente do Pontifício Conselho da Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi, e assegurou que as pregações foram como “formosas caminhadas pelo mundo da fé e do universo dos Salmos”.

O Papa assinalou que “me veio à mente o que os teólogos medievais traduziram pela palavra ‘logos’ não só como ‘verbum’, mas também também como ‘ars’: ‘Verbum’ e ‘ars’ são intercambiáveis. Só nas duas juntas aparece, para os teólogos medievais, todo o significado da palavra ‘logos’. O ‘Logos’ não é só uma razão matemática: o ‘Logos’ tem um coração, ‘Logos’ é também amor”.

“A verdade é bela. Verdade e beleza vão de mãos dadas: a beleza é o selo da verdade”.

Entretanto, apontou o Papa, “o ‘muito bom’ do sexto dia - expresso pelo Criador – é contradito permanentemente pelo mal deste mundo, pelo sofrimento, pela corrupção. Quase como se o maligno quisesse sujar permanentemente a criação, para contradizer Deus e tornar irreconhecível sua verdade e sua beleza”.

“Em um mundo tão marcado também pelo mal, o Filho encarnado, o ‘Logotipos’ encarnado é coroado com uma coroa de espinhos e entretanto, precisamente por isso, nesta figura sofredora do Filho de Deus, começamos a ver a beleza mais profunda de nosso Criador e Redentor, podemos, no silêncio da ‘noite escura’ escutar a Palavra”.

O Santo Padre exortou a que “sigamos caminhando ulteriormente neste misterioso universo da fé, para sermos cada vez mais capazes de orar, de rezar, de anunciar, de sermos testemunhos da Verdade, que é bela, que é Amor”.

“Ao final, queridos amigos, queria agradecer a todos. E não só por esta semana, mas também por estes oito anos, nos que levaram comigo - com grande competência, afeto, amor e fé - o peso do ministério petrino”.

Bento XVI assegurou que “fica em mim esta gratidão e embora agora termine, permanece uma profunda comunhão na oração. Com esta certeza sigamos adiante, seguros da vitória de Deus, seguros da Verdade, da beleza e do amor. Obrigado a todos!”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário