Cristãos na Terra Santa agradecem ao Papa Bento XVI

JERUSALÉM, 19 Fev. 13 / 01:02 pm Os bispos católicos da Terra Santa, encabeçados pelo Arcebispo Fouad Twal, Patriarca Latino de Jerusalém, em uma mensagem dirigida ao Papa Bento XVI em nome de todo o povo de Israel, Palestina, Jordânia e Chipre, e em companhia de todos os fiéis que vivem nesta região: judeus, cristãos, muçulmanos, drusos, recordaram ao Pontífice como homem de paz, e assinalaram "como Jesus no Getsemani: Que seja feita a vontade do Pai".
Todos os cristãos: católicos, ortodoxos, anglicanos, protestantes e, sobretudo, os fiéis das nossas dioceses e paróquias expressam com o coração seu agradecimento, conforme se lê no texto, que recorda também as duas visitas do Papa (maio de 2009 e junho de 2010) e a exortação apostólica "Ecclesia in Medio Oriente", resultado do Sínodo sobre o Oriente Médio que aconteceu em Roma no outono desse mesmo ano.
Naquela ocasião, recorda a mensagem, Bento XVI "pediu a todos que não tivéssemos medo de caminhar em liberdade e na verdade por caminhos difíceis e que atravessássemos a porta estreita que conduz a uma cultura de paz, apoiada em gestos reais de perdão recíproco e reconciliação dos corações".
"Em companhia dos nossos fiéis, estamos cheios de gratidão porque nos animaste para que sejamos as chamas acesas que iluminam o Cenáculo e os lugares santos cristãos, e para construir uma ponte de diálogo e de colaboração construtiva".
Os Ordinários da Terra Santa indicaram que será difícil esquecer a fé genuína de Bento XVI, seu "sentire cum Ecclesia" (sentir com a Igreja), seu sentido do dever na absoluta fidelidade e na dedicação, seu exemplo de honestidade intelectual, de simplicidade e de profunda humildade.
À luz dos últimos sucessos, afirmam, soam como um convite à esperança as palavras da Exortação apostólica de 2010: "o Sucessor de Pedro, que sou eu, não esquece as tribulações e os sofrimentos dos fiéis de Cristo e, sobretudo, dos que vivem no Oriente Médio".

Nenhum comentário:

Postar um comentário