JMJRio2013 é destaque em coletiva no Vaticano



RealAudioMP3 Cidade do Vaticano (RV) – Uma América unida: com este auspício, se realizará no Vaticano, de 9 a 12 de dezembro, o Congresso Internacional “Ecclesia in America”, 15 anos depois da Exortação Apostólica pós-sinodal de João Paulo II.

Na coletiva de imprensa realizada esta terça-feira, na Sala de Imprensa da Santa Sé, estavam presentes o Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL), Card. Marc Ouellet, o Secretário da CAL, Prof. Guzmán Carriquiry Lecour e o Cavaleiro Supremo dos Cavaleiros de Colombo, Dr. Carl Anderson.

Para o Cardeal Ouellet, este Congresso é o símbolo daquilo que a América deveria ser: um único continente, um único patrimônio e um testemunho comum de fé. Estará diretamente relacionado com dois grandes eventos da catolicidade: o Ano da Fé e o recente Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização.

Passados quinze anos, afirma o Cardeal, as Igrejas no norte, no centro e no sul do continente desenvolveram problemas e desafios comuns: migração, narcotráfico, consumo de drogas e aumento da violência, principalmente entre os jovens. Pobreza e indigência ainda fazem parte da América.

Para enfrentar esses problemas, Card. Ouellet aposta sentido de comunhão, um sentido de pertença à Igreja, criando redes de amizade em todo o continente.

Já o Professor Carriquiry destacou a originalidade desse Congresso, que não fica restrito a palestras e conferências. Mas alterna momentos acadêmicos, de reflexão teológica-pastoral, com trabalhos de grupo, celebrações litúrgicas e expressões de devoção.

“O Congresso enfrentará questões reais, do ponto de vista da Igreja. Não se trata de um evento político, mas temas como corrupção, drogas, corrida armamentista e a situação dos índios e dos afro-americanos estarão presentes nos debates.”

O Programa Brasileiro estava na coletiva e perguntou ao Prof. Carriquiry se este Congresso se insere também em vista da visita de Bento XVI ao Rio de Janeiro, em 2013, para a Jornada Mundial da Juventude:

“Há um grupo de trabalho que se concentrará sobre o problema das novas gerações, dos jovens no continente americano. Mas mais do que isso, insistimos muito com o Arcebispado do Rio de Janeiro sobre sua presença neste Congresso, porque este evento dará a possibilidade de encontrar muitos bispos canadenses, dos EUA e de outros países da América Latina, sobretudo os norte-americanos, que algumas vezes manifestam certo receio por causa daquilo que entreveem como situação de violência no Brasil. Estou absolutamente convencido de que o governo do Estado do Rio de Janeiro e o governo brasileiro, como já foi dito, garantirão a segurança durante toda a realização da JMJ. Portanto, esperamos uma grandíssima participação dos jovens, do sul, do centro e do norte da América no Rio de Janeiro. É uma ocasião providencial para todo o continente, para a América Latina de modo especial. Aguardamos a JMJ como um evento de importância capital, inclusive dentro do Ano da Fé e da transmissão da fé às novas gerações. O Arcebispo do Rio não estará presente, porque está se dedicando totalmente à organização da JMJ, mas envia um Bispo Auxiliar para poder compartilhar com todos os participantes os passos preparatórios e esperanças que a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro está suscitando.”

O Congresso Internacional ‘Ecclesia in America” é organizado pela Pontifícia Comissão pela América para a América Latina, pelos Cavaleiros de Colombo, com a colaboração do Instituto Superior dos Estudos Guadalupanos.
(BF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário