Bento XVI: quem busca Deus encontra a vida, a alegria, o amor e a paz



Cidade do Vaticano (RV) - Muitas vezes os homens pensam poder encontrar a vida, a alegria, o amor e a paz sozinhos, mas somente Deus pode nos dar tudo isso: foi o que, em síntese, disse o Papa recebendo em audiência, na Sala do Consistório, no Vaticano, por ocasião das felicitações de Natal, uma delegação dos jovens da Ação Católica Italiana, acompanhados do presidente da associação, Franco Miano, e do assistente-geral, Dom Domenico Sigalini.

Tratou-se de um encontro festivo, simples e familiar, entre Bento XVI e os jovens da Ação Católica, que este ano fizeram o seu caminho baseados na frase-guia "à procura do autor". O Pontífice falou sobre o homem que busca a vida e a alegria, e sem sabê-lo busca Deus, verdadeiro autor da vida e da alegria, "aquela alegria que supera todas as outras e que dura por toda a vida", ou seja, Jesus:

"Lembrem-se, caros amigos: quanto mais vocês aprenderem a conhecê-lo e a dialogar com Ele, mais sentirão contentamento no coração e serão capazes de vencer as pequenas tristezas que por vezes existem no ânimo."

O homem busca o amor, mas o encontrará somente em Deus, autor do amor. Não se pode viver sozinho, fechado em si mesmo, afirmou o Santo Padre:

"Todos precisamos querer bem e de sentir que alguém nos aceita e nos quer bem. Para viver é necessário sentir-se amado, mas é igualmente importante ser capaz de amar os outros, para tornar bela a vida de todos, inclusive de seus coetâneos que se encontram em situações difíceis. Jesus mostrou-nos com a sua vida que Deus ama todos, sem distinção, e quer que todos vivam felizes."

A esse propósito, Bento XVI recordou a iniciativa dos jovens da Ação Católica para ajudar de modo concreto os meninos de rua do Egito. Por fim, o Papa ressaltou que o homem busca a paz, "da qual o mundo tanto precisa":

"Muitas vezes o homem pensa poder construir sozinho a paz, mas é importante entender que Deus é quem pode dar-nos uma paz verdadeira e sólida. Se soubermos ouvi-lo, se dermos espaço para Ele em nossa vida, Deus eliminará o egoísmo que muitas vezes envenena as relações entre as pessoas e entre as nações e fará ressurgir desejos de reconciliação, de perdão e de paz, mesmo em quem tem o coração empedernido."

Aquele que procurar o grande Autor da vida, da alegria, do amor e da paz – conclui Bento XVI – descobrirá que este Autor jamais está longe dele, "aliás, está muito perto: é o Deus que se fez menino em Jesus!". (RL)


Nenhum comentário:

Postar um comentário