Espiritualidade do Instituto do Verbo Encarnado

Consideramos que nossa Espiritualidade deve estar profundamente marcada pelo mistério da Encarnação em seus múltiplos aspectos.
Queremos estar ancorados no mistério sacrossanto da Encarnação, que é "o primeiro mistério e fundamental de Jesus Cristo", atualmente presente, e dali nos lançar ousadamente a restaurar todas as coisas em Cristo (Ef 1,10). Queremos ser outra Encarnação do Verbo para encarná-lo em todo o humano.
Nossa religião "é uma doutrina, mas sobre tudo é um acontecimento: o acontecimento da Encarnação, Jesus, Homem-Deus que recapitulou em si o Universo (cfr. Ef 1,10)". "Impossível é encontrar algo semelhante ao mistério da Santíssima Trindade e da Encarnação".
Do fato da Encarnação Redentora queremos tirar luz e forças sempre novas, já que Jesus Cristo é fonte inexaurível do Ser, da Verdade, da Bondade, da Beleza, da Vida, do Amor.
Por que "ancorados no mistério da Encarnação"?
Porque desejamos viver intensamente as virtudes da Transcendência, a Fé, a Esperança e a Caridade, a fim de ser sal... ser luz, para não ser do mundo.
Porque queremos viver intensamente as virtudes do aniquilar-se: humildade, justiça, sacrifício, pobreza, dor, obediência, amor misericordioso... em uma palavra tomar a cruz (cfr.. MT 16,24).
Precisa estar no mundo e assumir em Cristo todo o humano. Só não assumindo o que não se pode assumir, como o pecado, o engano, a mentira, o mal.
Isso para tomarmos, como elementos fundamentais para permear com o Evangelho as culturas, os ensinamentos da Constituição Pastoral Gaudium et Spes do Concílio Vaticano II, as exortações apostólicas Evangelii Nuntiandi e Catechesi Tradendae; discursos do Papa João Paulo II, o documento de Povoa, a Carta Encíclica Slavorum Apostoli, a Carta Encíclica Redemptoris Missio, a exortação apostólica pós-sinodal Pastores dabo vobis, e todas as futuras diretivas, orientações, ensinamentos do Magistério ordinário da Igreja que possam dar-se no futuro sobre o fim específico de nossa pequena família religiosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário