Corrida vai reunir jovens católicos do Brasil

Prova, disputada em 250 cidades, inicia a contagem regressiva para a JMJ e a chegada de Bento XVI
Por Alan de Jesus
RIO DE JANEIRO, quinta-feira, 19 de julho de 2012(ZENIT.org) - Praticar um exercício físico também pode ser uma forma de evangelização. O esporte é um canal de prevenção às drogas e promoção da vida dos jovens. Mas, como conciliar saúde física e fé?
Para responder essa pergunta, no próximo domingo, 22, jovens de todo o Brasil devem realizar o “Bote Fé na Vida”, evento que pretende promover corridas e caminhadas simultaneamente em 250 cidades do país, incluindo as capitais dos 26 estados e o Distrito Federal. A ação marca a contagem regressiva de um ano para a abertura da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada no Rio de Janeiro, em 2013, com a presença do Papa Bento XVI.
Em Belém, a iniciativa será na ilha de Mosqueiro, distante 70 quilômetros da capital paraense. O Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, dará a largada prevista para às 8 horas, com saídas da Praça Matriz, onde fica localizada a Igreja Nossa Senhora do Ó.
Segundo o coordenador Arquidiocesano de Juventude para a JMJ 2013, o evento pretende fazer o jovem católico refletir sobre sua fé. “O objetivo do encontro não é ser só uma corrida e, sim, mostrar que a juventude dá valor à vida, seja praticando qualquer modalidade de esporte”, explica.
 A iniciativa do “Bote Fé na Vida” é da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude. Em cada cidade, há também apoiadores locais, que colaboram para a viabilização do evento
 JORNADA
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um evento internacional organizado pela Igreja Católica. Sua programação reúne jovens de todo o mundo, católicos integrantes de grupos, movimentos e pastorais da Igreja, além de pessoas de outras religiões e denominações religiosas. O evento é celebrado a cada dois ou três anos. O local de sua realização varia. A última foi realizada em 2011, em Madri, na Espanha. No próximo ano será no Rio de Janeiro.
 INSCRIÇÃO
Os interessados em participar das corridas ou das caminhadas devem procurar a coordenação do evento em suas respectivas cidades. Em Belém, as inscrições podem ser feitas pelas livrarias católicas e nas Igrejas Santa Rita de Cássia, no bairro da Cidade Nova, Nossa Senhora do Ó, no Distrito de Mosqueiro, e São João Batista e Nossa Senhora das Graças, em Icoaraci. O valor da taxa é R$ 12 que dá direito a uma camisa do evento, distribuída às 6h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário