CESSE IMEDIATAMENTE O DERRAMAMENTO DE SANGUE

Apelo do Papa Bento XVI na Audiência desta quarta-feira

CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 20 de junho de 2012(ZENIT.org) – Durante a Audiência Geral desta manhã, na Sala Paulo VI, o Papa Bento XVI demonstrou preocupação pela situação na Nigéria e fez um apelo pelo fim do derramamento de sangue no país mais populoso da África.
Após a catequese sobre a oração, citando a primeira Carta de São Paulo aos Efésios, como exemplo de oração cristã, Bento XVI dirigiu o seguinte apelo:
“Enquanto rezo pelas vítimas e por aqueles que sofrem, faço apelo aos responsáveis pelas violências, para que cesse imediatamente o derramamento de sangue de tantos inocentes. Faço votos também de uma plena colaboração de todos os componentes da sociedade da Nigéria, e que não se percorra o caminho da vingança, mas todos os cidadãos cooperem para a construção de uma sociedade pacífica e reconciliada, na qual seja plenamente tutelado o direito de professar livremente a própria fé”.
Ao final o Papa fez um resumo da sua catequese, em diversas línguas, dentre as quais o português:
Queridos irmãos e irmãs,
Muitas vezes, quando nos dirigimos a Deus é para pedir ajuda numa necessidade. Contudo, a nossa oração deve ser caracterizada não tanto pela petição, como sobretudo pelo louvor, agradecimento, à glorificação a Deus, que é nosso Pai e nos demonstra diariamente o seu Amor. No primeiro capítulo da Carta de São Paulo aos Efésios, temos um significativo exemplo de oração cristã. Aqui, o Apóstolo das gentes bendiz a Santíssima Trindade pela sua ação na história: o Pai, que nos escolheu e nos chamou à santidade antes da criação do mundo, o Filho, que nos remiu pelo seu sangue, e o Espírito Santo, que nos foi dado como penhor da nossa redenção definitiva e da glória futura. Tal é o desígnio amoroso de Deus na história da humanidade e na nossa história pessoal. Na oração nós nos abrimos à contemplação deste grande mistério, e aprendemos a ver os sinais deste desígnio misericordioso no caminho da Igreja, que, com a Palavra e os Sacramentos, nos insere como membros vivos do Corpo de Cristo.
A minha saudação a todos os peregrinos de língua portuguesa, nomeadamente para os fiéis brasileiros da Arquidiocese de Campinas, a quem encorajo a intensificar a vida de oração para vos tornardes homens e mulheres movidos pelo desejo de amar, fazendo brilhar a luz de Deus na escuridão do mundo. E que Ele vos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário