Espiritualidade do Instituto do Verbo Encarnado
Consideramos que nossa Espiritualidade deve estar profundamente marcada pelo mistério da Encarnação em seus múltiplos aspectos.

Nossa religião "é uma doutrina, mas sobre tudo é um acontecimento: o acontecimento da Encarnação, Jesus, Homem-Deus que recapitulou em si o Universo (cfr. Ef 1,10)". "Impossível é encontrar algo semelhante ao mistério da Santíssima Trindade e da Encarnação".
Do fato da Encarnação Redentora queremos tirar luz e forças sempre novas, já que Jesus Cristo é fonte inexaurível do Ser, da Verdade, da Bondade, da Beleza, da Vida, do Amor.
Por que "ancorados no mistério da Encarnação"?
Porque desejamos viver intensamente as virtudes da Transcendência, a Fé, a Esperança e a Caridade, a fim de ser sal... ser luz, para não ser do mundo.
Porque queremos viver intensamente as virtudes do aniquilar-se: humildade, justiça, sacrifício, pobreza, dor, obediência, amor misericordioso... em uma palavra tomar a cruz (cfr.. MT 16,24).
Precisa estar no mundo e assumir em Cristo todo o humano. Só não assumindo o que não se pode assumir, como o pecado, o engano, a mentira, o mal.
Isso para tomarmos, como elementos fundamentais para permear com o Evangelho as culturas, os ensinamentos da Constituição Pastoral Gaudium et Spes do Concílio Vaticano II, as exortações apostólicas Evangelii Nuntiandi e Catechesi Tradendae; discursos do Papa João Paulo II, o documento de Povoa, a Carta Encíclica Slavorum Apostoli, a Carta Encíclica Redemptoris Missio, a exortação apostólica pós-sinodal Pastores dabo vobis, e todas as futuras diretivas, orientações, ensinamentos do Magistério ordinário da Igreja que possam dar-se no futuro sobre o fim específico de nossa pequena família religiosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário